»

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Principe Sapo


PRÍNCIPE SAPO

Várias histórias nos permitem acreditar que a nossa verdadeira alma gêmea nos espera em algum lugar do mundo. Mitos e verdades permeiam as nossas mentes e nos fazem sonhar com nosso príncipe (princesa) encantado (a). No entanto o mundo real é bastante concreto e logo desfaz esses sonhos que insistem em habitar nosso imaginário. O príncipe encantado logo se transforma em um sapo e a princesa uma bruxa que traz consigo uma maçã envenenada.
Mas não seria o sapo nosso verdadeiro príncipe e a bruxa a verdadeira princesa? Ora, vejamos bem e analisemos bem as histórias. Todos nós sabemos que para encontrar nosso príncipe perfeito, nossa “alma gêmea”, nossa “tampa da panela” é preciso ter a coragem para beijar o sapo e então haver a incrível transformação do sapo em um lindo homem Moreno, forte, corajoso, de olhos Verdes, com a promessa de amor eterno e que, provavelmente, não sofrerá do mal da pílula azul. Já a princesa é um pouco mais fácil de ser encontrada, geralmente ela está disfarçada com roupas de trapos ou então adormecida em algum castelo medieval, ou mesmo necessita de um sapatinho tamanho 33 para encontrar a sua tampa da panela. O encaixe do sapato sela o amor eterno, fruto de perfeição e sonhos por tantos anos desejados. Mas uma coisa elas têm em comum: todas precisam de um beijo para ter certeza de que aquele é o seu príncipe encantado. O beijo dá a certeza de que o encontro foi realizado com êxito e perfeição.
Invertendo os papeis, vejamos se a realidade distorce um pouco o encanto do conto de fadas. Como já mencionado acima, estamos sempre à procura do nosso príncipe encantado. Ao longo da vida temos a certeza, no mínimo umas 3 ou 4 vezes, de que encontramos tal príncipe. Ele é perfeito (a paixão causa essa cegueira), másculo, corajoso, engraçado, gentil, bonito, viril e tantas outras qualidades que preenchem um começo de relacionamento. Mas uma coisa estranha começa a acontecer ao longo dos anos, meses, semanas e, em alguns casos graves, até dias. Uma ruguinha aparece disfarçada na testa do príncipe, o que será aquilo? De repente um ponto verde nas costas do príncipe também aparece misteriosamente. Será que a fada madrinha esqueceu de nos contar alguma coisa? Será possível o príncipe se transformar no sapo? A realidade nua e crua foi omitida pela nossa querida fada que, geniosamente, preferiu não nos decepcionar ainda na nossa infância. A maturidade vem na hora certa.
E a princesa também inverte o seu papel de um ser endeusado e perfeito para uma bruxa perebenta? É óbvio que sim, haja vista a realidade ser bastante diferente do escrito nos livros infantis. Mas mesmo os livros em seus contos tentam nos mostrar, com pequenos sinais, que as princesas não são tão perfeitas assim. Vejamos a história da bela adormecida. Linda e perfeita, até que come uma maçã envenenada e vem a padecer do mal do sono eterno. Coitado do príncipe que, inocentemente, beija a princesa achando que se trata de uma mulher perfeita. Eis que agora ela sofre de defeitos. Lembram da maçã envenenada? Lembram de Adão e Eva? Então vamos juntar as histórias! Adão e Eva eram perfeitos até, inocentemente, comerem a maçã induzidos pela serpente. A partir de então o homem deixa de ser perfeito para sofrer de defeitos que brilhantemente foram listados nos 7 pecados capitais. E quem ou o que ensejou essa transformação? A inocente e deliciosa maçã!!!! Tcharã!!!!!!
A inocente maçã causadora de todos os males do mundo, já mencionada na bíblia, também foi disfarçadamente colocada no mundo de contos de fadas. Ao comer a maçã, creio eu, no meu mundo viajado e pensante, que aquela princesa, já não era tão perfeita assim. O mundo real se concretizou com apenas uma mordida e finalizou para sempre o mundo de conto de fadas. Agora a princesa se transformaria numa mulher completa, com defeitos, personalidade própria e ainda a procura do seu príncipe, mas, como já dito acima, um príncipe não tão encantado assim. Mais sapo do que príncipe. A maça, que na bíblia simboliza todos os males do mundo, ou seja, os defeitos, também pode ser analogicamente inserida no mundo de contos de fadas como a passagem da mulher perfeita para a mulher “humana”, com defeitos e qualidades. (momento viajado)
Mas quem disse que o ser humano se contenta com a realidade, estamos sempre em busca de sonhos, sonhos estes às vezes recheados de contos de fadas. O amor é um deles. Sonhar com nossa alma gêmea é algo que está no nosso imaginário e ao fazermos isso não colocamos defeitos no nosso ser imaginado, claro que não! Que graça teria sonhar com um príncipe que fosse mal humorado quando acordasse, ou que trocasse uma noite romântica à luz de velas por uma pelada de futebol com os amigos do trabalho e para piorar a situação tivesse aquela barriguinha característica de chope.
Não, não, não! Nos nossos sonhos o príncipe (princesa) é perfeito (a) e todos nós saberemos quando a busca terminou. O beijo encantado nos dirá. Acredito em contos de fadas, claro que sei que por trás de toda aquela simbologia está a realidade, mas nos meus sonhos a realidade não entra. Prefiro sonhar tão alto que nem mesmo os 7 pecados alcançarão meu príncipe. O encanto tem que ser tão bem sonhado que quando a realidade, disfarçadamente, sair de trás da porta eu nem a perceba, ou eu a aceite tão cordialmente que a paz viverá para sempre como toda história encantada. A maçã será até docinha e a ruguinha do sapo um charminho.
By.Jé.èH

3 Pensαmentos ♥:

heresias consentidas

Olah amiguinha brasileira
Aduhrei ler o seu conto! vc eh mt perspicaz e tem uma imaginação... cof cof... simplesmente frenética!...
Gostei da intertextualidade, e acho que só mesmo vc iria cruzar a historinha do príncipe transformado em sapo (e de novo em príncipe) com o sapatinho da Cinderella largado na pressa de cumprir as doze badaladas impostas pela fada-madrinha.

Bom... deixo-lhe aqui à sua consideração (e das suas visitinhas) algumas «estórias» velhas e relhas, para que o seu sorriso se mantenha radiante e radioso... Espero que goste!

No entretanto, como lhe disse no outro dia, pelo MSN, as minhas (des)aventuras amorosas têm sido tão 'caricatas' (não vou aqui dizer fdds*, é claro!), que já há muito desisti de beijar princesas com o receio de que se transformem em sapos horrendos...

Mesmo assim - compulsivamente reformado e mal pago das lides amorosas - ainda, de vez em vez, acordo com um desses 'especimen'
ao lado na cama, sem bem saber de onde caiu semelhante 'avis rara'... E quando os raios do sol da manhã atravessam timidamente os estores da janela e se espraiam pelo 'body' descomposto ao meu lado, apercebo-me de que dormi com uma coisa de meter medo ao próprio susto: cabelo sujo e desgrenhado, mau cheiro dos sovacos e dos pés, calos e joanetes, estrias e varizes, esteatopigia galopante... uauu! meu Deus! quando eu vou aprender?!...
Help me! tirem-me deste filme!...
O que vale é que eu tenho sempre que ir comprar cigarros à rua e a maioria das vezes esqueço-me do caminho de volta...
Com afecto
herc
(Viseu, Portugal)

heresias consentidas

Cena 1
Era uma vez um rapaz que pediu uma linda garota em casamento.
- Você quer se casar comigo?
Ela respondeu:
- NÃO!
E o rapaz viveu feliz para sempre, foi pescar, jogou futebol, conheceu muitas outras garotas, visitou muitos lugares, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava grana, bebia cerveja com os amigos sempre que estava com vontade e ninguém mandava nele. A moça teve celulite, varizes, os peitos caíram e ficou sozinha e amarga até morrer.
Cena 2
... e a mulher foi aos salões todos os dias, não teve rugas, não engordou por conta dos filhos, não envelheceu de aparência, não tinha dores nas costas e vive feliz com seus amigos coloridos, grandes empresários, etc... (por sinal, se broxarem, ela troca de imeadiato..).

Cena 3
Era uma vez uma linda garota que pediu um lindo garoto em casamento:
- Você quer se casar comigo?
Ele respondeu:
- NÃO!
E a garota viveu feliz para sempre, foi dançar, jogou pólo, nadou em todos os Sescs, conheceu muitas outros garotos, visitou muitos lugares, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava grana, bebia champagne e vinho com os amigos sempre que estava com vontade e ninguém mandava nela. O moço (me dá um sapato!) ficou barrigudo, careca, looser, nada mais subia e sozinho com sua lata de cerva.

Cena 4
Era uma vez um legionário que pediu uma puta em casamento:
- Você quer se casar comigo?
Ela respondeu:
- Vai c fudê!
E o legionário viveu feliz para sempre, foi pescar, jogou truco, conheceu muitas outras putas, mijava de porta aberta, deixava pentelho no sabonete, ficava meses sem fazer a barba, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava grana, bebia cerveja com os amigos e ninguém mandava nele. A puta teve celulite, ficou gorda, comia torresmo enquanto assistia Domingo Legal e Faustão, morava c/ sua mãe 1 véia caquética e mais 12 gatos, teve varizes, os peitos caíram no umbigo, e chupou cacete nas ruas até ser considerada um perigo para a saúde pública nacional e ser internada sem direito a cachaça.
Cena 5
Era uma vez um besta que pediu uma encalhada em casamento:
- Você quer se casar comigo?
Ela respondeu:
- Lógico!
Eles se casaram, e tiveram 3 moleques ranhosos . Os filhos, 1 está na febem, o outro foi morto por 1 bala perdida e o caçula trabalha como assistente de auxiliar de pedreiro para sustentar seus 5 filhos. Ele ganhou 1 sogra FDP, ficou careca, se endividou p/ resto da vida (casa, escola dos filhos, carro, etc). Ela os peitos caíram da msm forma também ficou véia e gorda.
E os bestas viveram num puta ranca rabo para sempre.

k. florzinha .

Sou uma bruxinha.. pelo menos agora! Será que estou sendo Princesa ou Bruxinha..?
kkk to mais para a 2º
Principe.. nem falo nada!